Avaliação de PVDFs e Compósitos Usados na Barreira de Pressão de Dutos Flexíveis Envelhecidos sob ScCO₂ e sua Susceptibilidade ao Crescimento de Trinca Assistido pelo Meio

O avanço da exploração de petróleo offshore no Brasil está alcançando águas cada vez mais profundas, solidificando o país como um líder global na produção em ambientes desafiadores. Esse progresso impulsiona o desenvolvimento de estruturas submarinas e flutuantes complexas, com destaque para a tecnologia de dutos flexíveis. Recentes inovações em materiais, somadas aos desafios operacionais, têm promovido o uso de compósitos de matriz termoplástica à base de PVDF (fluoreto de polivinilideno) reforçados com fibras de carbono em dutos flexíveis.

Este projeto tem como objetivo compreender o comportamento de PVDFs e compósitos quando expostos a condições de serviço típicas de ambientes com CO₂ supercrítico e na susceptibilidade ao crescimento subcrítico de trinca. Para isso, estão sendo conduzidos ensaios mecânicos e testes de envelhecimento sob condições que simulam o ambiente operacional real, a fim de identificar os fatores que impactam a integridade estrutural desses materiais. Em particular, a tomografia de raios X de alta resolução e ensaios mecânicos in situ (no interior do tomógrafo) estão sendo empregados para investigar o desenvolvimento de poros e tricas sob condições de carregamento, oferecendo uma análise detalhada da microestrutura e dos mecanismos de falha. Esses resultados contribuirão para o aumento da confiabilidade e segurança dos dutos flexíveis em aplicações offshore. Este projeto é financiado pela Shell Brasil.